Tudo acaba em pizza. Não só os escândalos políticos mal resolvidos, mas também muitos jantares, almoços e encontros entre amigos. A pizza é sem dúvida um prato bem popular no Brasil. São Paulo, por exemplo, é considerada a capital da pizza. Lá, o prato é tão popular que tem um dia para sua comemoração: 10 de Julho.
A origem da pizza é de difícil definição. Por ser um prato muito simples, em que uma cobertura é colocada em uma massa parecida com pão, provavelmente vários povos antigos já consumiam pizza. Sabe-se que fenícios, gregos e romanos já comiam iguarias muito similares. Entretanto, a pizza como conhecemos hoje ou a chamada “Pizza Moderna” vem de Nápoles (Napoli) na Itália.
Conta a história que os turcos levaram seu famoso pão para a Itália, através do porto de Nápoles. Os napolitanos começaram a consumir o pão turco e aperfeiçoaram a receita. Primeiro, eles incrementaram o próprio pão usando trigo de melhor qualidade; depois adicionaram coberturas. No século 16, com a vinda do tomate das Américas, ele também foi agregado na cobertura. Por fim, no final do século 19, o queijo foi utilizado. A própria palavra pizza deriva de um verbo italiano que significa temperar ou picar.
Pizza é um negócio sério em Nápoles. A Associazione Verace Pizza Napoletana define precisamente como a pizza deve ser preparada. Eles criaram uma DOC (Denominação de Origem Controlada) que é atribuída as pizzarias que seguem a risca a orientação. A DOC, denominada VPN (Verace Pizza Napoletana ou Verdeira Pizza Napolitana) é concedida aos estabelecimentos que se certificam junto a associação. Esses restaurantes devem seguir a risca as instruções do “Il Disciplinare” (link para versão em inglês) ou método de produção da verdadeira pizza napolitana. O documento explica em mínimos detalhes como a pizza deve ser preparada, desde a temperatura ou o pH da água, até a marca de tomate enlatado que deve ser utilizada na cobertura. Passam pela descrição a receita da massa, a forma de assar, os utensílios que devem ser empregados e assim por diante. Diversas pizzarias, de várias partes do mundo, possuem a certificação. Inclusive a mais antiga em funcionamento no mundo, servindo pizzas desde 1830, chamada de Antica Pizzeria Port’Alba, que fica localizada em Nápoles na Via Portalba, 18.
A história mais famosa relacionada com pizza é a da Rainha Margherita di Savoia. Durante o reinado da Margherita e do rei Umberto I (1878-1900) a pizza já era um prato bastante popular em Nápoles. Dizem que em 1889, os reis da Itália foram visitar a cidade e resolveram provar a iguaria. O pizzaiolo que fez a pizza especialmente para o rei resolveu cobri-la com tomates, mussarela e manjericão, formando as cores da bandeira da Itália. Além disso, ele resolveu homenagear a rainha dando o nome dela para a pizza. Conta a história também, que além da invenção da famosa pizza, foi o surgimento da tele-entrega. Afinal, não ia cair bem para um rei, ir comer em um restaurante…
Apresento abaixo a receita da pizza. Começo pela própria massa. Os mais apressados podem pular essa parte, comprando massa pronta no supermercado, e ir direto para as coberturas. Além da Margherita, apresento duas outras: a moda do ChefRS e tomates secos. Assim dá para experimentar de várias formas as massas obtidas a partir da receita.
O ideal é asssar as pizzas em forno à lenha (como na primeira foto do blog) que fica bem mais gostoso. Aliás, a própria VPN condena o uso de gás, carvão ou qualquer outro tipo de combustão que não seja a da madeira.
Receita de Massa de Pizza (mp3/pdf)
(rendimento: 3 pizzas de cerca de 35 cm de diâmetro)
Ingredientes
- 500 gr de farinha de trigo grano duro
- 2 colheres de chá de fermento biológico seco instantâneo
- 1 e ½ xícaras de água morna
- 1 colher de sopa de sal
- 1 colher de chá de açúcar
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
1. Coloque a farinha de trigo misturada com o sal e o fermento em uma superfície plana (preferencialmente de granito ou mármore);
2. Faça um buraco no meio e adicione 1 xícara de água em temperatura morna;
3. Misture, abra um buraco de novo e adicione mais água morna. Repita a operação até a água estar totalmente misturada a massa;
4. Faça novamente um buraco na massa e coloque o azeite de oliva;
5. Misture bem, por cerca de 10 minutos, até a massa ficar brilhosa e não grudar mais nas mãos;
6. DDeixe a massa descansar tapada com um pano por cerca de 1 hora, em local com temperatura de pelo menos 22ºC. A massa deve dobrar de tamanho;
7. Sove a massa de pizza por três minutos;
8. Divida a massa em 2 partes iguais;
9. Abra cada parte com um rolo, do centro da massa para as pontas, gerando uma massa redonda de cerca de 30~35 cm de diâmetro. Vá virando a massa e trocando a direção do rolo a medida que faz a abertura;
9. Dobre as pontas para formar uma borda;
10. Adicione a cobertura e asse até a massa ficar dourada e o queijo derretido.
Receita de Pizza Margherita (mp3/pdf)
- 4 tomates italianos, sem pele e sem semente
- 1 massa de pizza
- 150 gr de queijo mussarela, em fatias
- 10 folhas de manjericão
- quanto basta de sal
- quanto basta de pimenta do reino
Modo de Preparo
Cubra a pizza com o tomate, adicione o queijo e por fim o manjericão. Coloque sal e pimenta a gosto.
Receita de Pizza a Moda do ChefRS (mp3/pdf)
- 1 massa de pizza
- 2 tomates italianos, em rodelas
- 1 cebola
- 200 gr de salame italiano, cortado grosso
- 150 gr de queijo mussarela
- quanto basta de orégano, natural
- quanto basta de páprica
- quanto basta de azeitona , em rodelas
Modo de Preparo
Cubra o disco de pizza com o queijo mussarela. Coloque o tomate com o salame por cima. Cubra com as cebolas e a azeitona em rodelas. Por cima, coloque o orégano e a páprica.
Receita de Pizza de Tomates Secos (mp3/pdf)
- 1 massa de pizza
- 100 gr de queijo parmesão, ralado grosso
- 150 gr de tomate seco, em conserva
- quanto basta de orégano
- quanto basta de rúcula
- quanto basta de azeite de oliva
Modo de Preparo
Cubra a massa de pizza com os tomates secos. Distribua o parmesão por cima. Tempere com orégano e azeite de oliva. Adicione as folhas de rúcula antes de servir, após ter assado a pizza.
zilmar costa dias disse
24 outubro, 2009 @ 16:02
gostei da matéria sobre a pizza margherita.
hoje tenho ela na minha pizzaria em forma de kone,
e por sinal é uma das mais apreciadas, pelos nossos clientes
zilmar costa dias disse
28 fevereiro, 2011 @ 19:21
gostaria de anexar a foto da pizza kone de margherita,
como faço para enviar?
no aguardo zilmar dias
Catarina Santana disse
28 março, 2018 @ 22:10
Adorei as dicas , estou montando uma pizzaria Delivery aqui na região e isso irá me ajudar muito. Bom site.