Penne Tricolore Alla Crudaiola

Muitas vezes simplicidade é tudo. Esse é o caso aqui. Tome o molho como exemplo: poucos ingredientes  (tomate, manjericão, parmesão e azeite) e sem cozimento. Isso mesmo! O molho é frio, esquentando um pouco pelo contato com a panela em que a massa cozinhou e com a travessa aquecida em que o prato será servido. Uma delícia.

O molho é conhecido como Crudaiola, que vem da palavra italiana crudo, que significa cru. A receita tem pequenas variações de região para região e de cozinheiro para cozinheiro. Basicamente todos concordam no tomate, no manjericão e no queijo in natura. O que varia são as quantidades e o tipo de ingrediente utilizado. Alguns trocam o parmesão por ricota ou pecorino. Outros mudam o tomate italiano, para tomate cereja ou do tipo plum. Aliás, muitos dizem que tomate plum e italiano são iguais. Aqui em Porto Alegre, os tomates chamados de plum são mais alongados, mas provavelmente sejam da mesma espécie.

Até pouco tempo conhecia esse prato como alla Puglia, ou seja, da região de Puglia (Apúlia em português) na Itália. Não sei se o prato é de fato originário daquela região, porém sei que lá existe uma massa muito gostosa e famosa chamada de Orecchiette (orelhinhas na tradução literal) que é muitas vezes servida com esse molho.

Há alguns anos atrás, meio inspirado, fiz até uma pequena poesia enquanto comia esse prato sozinho, ouvindo Vivaldi. Lá vai.

O Almoço

Foi um almoço bucólico
Um lindo dia de sol
O clima ameno da sacada
O pensamento distante…

Penne tricolore alla Puglia
Acompanhado das Quatro Estações de Vivaldi
Só. Sozinho. Saudoso.

Tomate, Manjericão, Azeite, Parmesão
Sol, Vento, Árvores, Prédios
Violinos, Violinos, Violinos, Violinos
Devaneios, Devaneios, Devaneios

Sinto falta dela
No sabor do penne
No som do violino
No lindo dia de Sol

Sinto falta de estar com ela
No almoço solitário
No sol ameno do meio-dia
Na sacada
No pensamento…

O almoço delicioso
O dia perfeito
A música ideal
Mas ainda assim, o vazio.

Ainda sinto o sabor da refeição
Ainda escuto os sons do violino
Ainda sou tocado pelos raios do sol
Porém sinto falta.

Não tenho dúvida de que a amo.

Chega de sonhar, mãos a obra.

Receita de Penne Tricolore Alla Crudaiola (pdf/mp3)

(serve de 4 a 5 pessoas)

Ingredientes

  • 500 gr de penne tricolore
  • 800 gr de tomates italianos, maduros, sem pele e sem semente
  • 100 gr de parmesão ralado na hora
  • 30 folhas de manjericão
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
  • quanto basta sal

Modo de Preparo

Retire a pele e a semente dos tomates e corte-os em cubo. Para facilitar a retirada da pele, faça alguns “X” com uma faca na superfície dos tomates, mergulhe alguns instantes em água fervendo e depois na água fria. A pele sairá facilmente usando esse método.
Cozinhe o penne “al dente”. Escorra a água da massa sobre a travessa que irá servi-lo, aquecendo-a. Retire a água da travessa.
Na própria panela em que o penne foi cozido, adicione os tomates em cubo, o parmesão ralado e as folhas de manjericão. Depois de tudo bem misturado, coloque na travessa aquecida, com o azeite de oliva por cima.

Deixe um comentário

Nome: (Obrigatório)

E-mail: (Obrigatório)

Website:

Comentário: