Lasanha (ou Lasagne) é uma iguaria italiana mundialmente conhecida. Feita de massa cortada em largas fatias, o prato é preparado em camadas, alternando massa, molho e queijo. Existem várias receitas e formas de preparar uma lasanha. Talvez a mais tradicional e conhecida seja a Lasanha à Bolonhesa ou Lasagne Alla Bolognese no original.
A base é o molho à Bolonhesa, também chamado de ràgu bolognese. Originário de Bolonha (Bologna) na Itália, é constituído de carne moída e tomates. A própria receita do molho é variável, assim com a da lasanha. A Accademia Italiana della Cucina, que tem por objetivo proteger as tradições da culinária italiana, tem uma versão própria registrada em 1982 no seu Il Recettario feita com massa de espinafre (Lasagne Verdi). O livro traz uma coletânea de receitas regionais da cozinha italiana e pode inclusive ser consultado via web (apenas em italiano). Mas optei por apresentar uma versão mais popular e, portanto, menos acadêmica.
A receita que apresento abaixo foi retirada do livro Il Cucchiaio D’argento, mais especificamente da versão em inglês de 2005 denominada The Silver Spoon (A Colher de Prata). O livro é o mais popular do gênero na Itália. Lançado em 1950 é considerado uma espécie de bíblia da autêntica culinária italiana; é o equivalente a nossa Dona Benta (essa história fica para um outro post…). O nome do livro vem de uma expressão inglesa que simboliza abundância e riqueza: “to be born with a silver spoon in your mouth”, algo como “nascer em berço esplêndido” em português.
Além do molho vermelho com carne, é comum encontrar na lasanha à bolonhesa um molho branco. Chamado de molho Béchamel, ou Besciamella em italiano, é composto de manteiga, leite, farinha de trigo e condimentos. A história desse molho é de que teria sido inventado por Louis de Bechamel, marquês francês que ocupou o cargo de Maitrê d’hotel du roi. O Gastronomique afirma que essa história não é verdadeira e que quem provavelmente criou a receita foi um cozinheiro de Louis XIV, aperfeiçoando um antigo molho feito de creme para homenagear o supervisor da mansão do rei. O fato do cozinheiro ter incluído o nome de Béchamel no molho gerou ciúmes entre a nobreza. De acordo com fontes da época o Duque de Escars teria dito “Est-il heureux, ce petit Béchameil ! J’avais fait servir des émincés de blancs de volaille à la crème plus de vingt ans avant qu’il fût au monde et, voyez, pourtant je n’ai jamais eu le bonheur de pouvoir donner mon nom à la plus petite sauce!” (algo como “aquele cara Béchamel é um sortudo! Eu servi peito de frango à la crème por mais de vinte anos antes dele nascer, mas eu nunca tive a chance de dar meu nome até mesmo ao mais modesto prato”).
A receita é, então, apresentada em três atos: o molho à bolonhesa, o molho Béchamel e a montagem da lasanha. Você pode encontrar a receita também em formato mp3 ou pdf.
Ato I – o molho à Bolonhesa
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 cenoura média, ralada
- 1 cebola média, picada
- 500 gr de carne moída
- ½ xícara de vinho branco seco
- 400 gr tomates pelados inteiros em suco de tomate
- quanto basta sal
- quanto basta pimenta do reino
Modo de Preparo
Aqueça o azeite de oliva em uma panela. Adicione a cenoura e a cebola. Cozinhe em fogo baixo, mexendo ocasionalmente, por 5 minutos. Acrescente a carne e refogue até dourar. Ponha então o vinho e cozinhe até ele evaporar completamente. Regule o sal e adicione os tomates. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 30 minutos. Por fim, coloque a pimenta do reino.
Ato II – o molho Béchamel
Ingredientes
- 50 gr de manteiga
- 30 gr de farinha de trigo
- 500 ml de leite
- 1 colher de chá de noz moscada
- 1 colher de chá de pimenta do reino
- quanto basta de sal
Ato III – montagem da Lasanha à Bolonhesa
Ingredientes
- 500 gr de massa de lasanha
- 1 porção de molho à bolonhesa
- 1 porção de molho Béchamel
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 250 gr de queijo parmesão, ralado na hora
Gerson disse
21 julho, 2009 @ 11:32
Olá Cristiano,
essa receita tá incrível… vou ver se consigo reproduzir ela em casa.
Parabéns pelo blog, está muito bom.
Abraço,
Gerson
Maria Luiza disse
21 julho, 2009 @ 15:36
Eu adoro lasanha, em especial a bolonhesa, e sem dúvidas, essa foi a melhor lasanha que já provei na vida.
Testada e aprovadíssima! Podem conferir…:)
Parabéns ao chefe…
M.Luiza
ChefRS » Galinha à Brizola disse
21 agosto, 2009 @ 10:39
[…] morno 1 ovo, batido 100 gr de parmesão, ralado 1 porção de molho Béchamel (receita no post da Lasanha à Bolonhesa) quanto basta de pimenta quanto basta de sal margarina, para untar a […]
luana disse
29 junho, 2010 @ 17:03
ola eu quero comer
Marcos Jerran disse
27 julho, 2010 @ 22:20
Molto buone le lasagne che bolonesa
ChefRS » Galinha no Túnel disse
3 setembro, 2010 @ 14:22
[…] a receita. Apresento em duas etapas. Primeiro o Molho Béchamel, já introduzido anteriormente na Lasanha à Bolonhesa, depois o restante do preparo. Bom […]
antono Bruno disse
10 maio, 2011 @ 09:49
prepareir a recêita e gostei muito
antonio Bruno disse
10 maio, 2011 @ 09:52
agora o meu restaurante tem essa receita no cardapio
CybeleMoraes disse
24 junho, 2011 @ 12:02
Gostei muito dessa receita, já fiz, fiz de novo e já é a receita de lasanha daqui de casa.
Susanna disse
2 maio, 2012 @ 16:40
Me ensinaram esta mesma receita incluindo no molho bechamel presunto cru parma bem picadinho e o molho bolonhesa com 3 tipos de carne moida (boi, porco e frango). Lasanha e uma massa das mais deliciosas.
Roger Velloso disse
30 janeiro, 2016 @ 20:52
Obrigado pela postagem. Mando este alô enquanto espero a minha lasanha ficar pronta no forno. Até o momento, os cheiros e a forma estão de deliciar os sentidos. Mas desconfio que não encontrei o balanço ideal entre massa e molho. Acho que deixei camadas muito densas com o bolonhesa… Seguindo a receita, acabou então sobrando massa. Coisas de marinheiro de primeira viagem neste prato.