Deu aquela vontade de comer uma comida japonesa? Quer comer algo diferente de sushi e sashimi? Está é a proposta das receitas que apresento aqui. Uma refeição completa: sopa de entrada, ou melhor Miso soup, e como prato principal um delicioso salmão japonês acompanhado do arroz japonica. O melhor de tudo é que a comida fica pronta muito rapidamente e é bastante fácil de fazer.
Começamos pela Miso soup. Essa receita aprendi com meu amigo Andrei que morou vários anos no Japão. Miso soup (ou miso shiru – 味噌汁) é uma tradicional sopa japonesa a base de Hondashi e da pasta Miso. Dashi significa caldo. Existe um conjunto variado de caldos (ou stock em inglês) que constituem a base de vários pratos japoneses. Esses caldos, segundo alguns afirmam, adicionam o verdadeiro sabor japonês à comida. No caso da receita apresentada, o caldo usado é o de peixe ou hondashi. Já o Miso é uma pasta feita de soja com acréscimo de uma pequena porção de arroz. Esse é um tempero bem antigo da época do Japão feudal. Misturado ambos os ingredientes, já temos a base da sopa. Agora só falta adicionar alguns ingredientes extras. Segundo meu amigo Andrei escolha dois ou três ingredientes dessa lista: algas, tofu, cebolas, salsa, coentro, peixe (ou qualquer frutos do mar), ovos batidos, folhas de espinafre, nabo chinês, … Na receita que apresento coloquei tofu, cebolinhas e alho-poró.
Sopa feita, vamos ao salmão. Muitíssimo fácil também. Primeiro, separe a panela wok (mais sobre ela no post do frango a xadrez). Depois, junte os ingredientes. Os ingredientes desse prato são menos exóticos, pelo menos para nós brasileiros, que os do prato anterior: Saquê, shoyo, vinagre de arroz e açúcar mascavo. O Saquê (酒) é uma bebida deliciosa feita da fermentação do arroz, é como se fosse um vinho de arroz. Uma porção pequena da bebida é usada no prato, sugiro deixar o restante para beber durante a janta 😉
Por fim, faça o arroz. Sugiro o arroz típico japonês (Oryza sativa variedade japonica). Aqui no Brasil ele é encontrado como subgrupo: polido, classe: curto e tipo: 1. Esse é o arroz usado no sushi, porém aqui preparamos da mesma forma que o arroz tradicional: aqueça o azeite, refogue a cebola, dê uma fritadinha no arroz, coloque o dobro de água, sal a gosto, cozinhe até secar e deixe descansar tampado por pelo menos 5 minutos. Quem tiver as ótimas panelas elétricas de arroz pode utilizar.
Basicamente essa é a janta proposta. Todos os ingredientes são fáceis de encontrar no supermercado, pelo menos aqui em Porto Alegre. Quem tem sorte de morar em uma cidade com bairro japonês, como a Liberdade em São Paulo, pode ir lá comprar os ingredientes, além de fazer um ótimo e delicioso passeio.
A seguir apresento a receita de forma detalhada. Essa receita serve 4 pessoas. Não esqueça dos pauzinhos ou hashi.
Itadakimasu (いただきます)
Receita de Miso Soup (mp3 / pdf)
Ingredientes
- 4 colheres de sopa de Miso
- 2 pacotes de Hondashi
- 1 litro de água
- 300 gr de tofu
- 3 colheres de sopa de alho-poró, em rodelas pequenas
- 1 colher de sopa de cebolinha, em rodelas pequenas
Modo de Preparo
Em uma panela média ferva a água. Acrescente o hondashi e o miso. Misture até dissolver. Baixe o fogo e coloque o tofu, a cebolinha e o alho-poró. Deixe na panela por mais 3 minutos e está pronta para ser servida.
Receita de Salmão Japonês (mp3 / pdf)
Ingredientes
- 650 gr de filé de salmão
- 60 ml de Saquê
- ½ xícara de Shoyo
- 4 colheres de sopa de açúcar mascavo
- 2 colheres de sopa de vinagre de arroz
- quanto basta de cebolinha
Modo de Preparo
Corte o filé de salmão em fatias de aproximadamente 5 cm de largura. Em um prato refratário raso misture o saquê, o shoyo e o açúcar mascavo. Marine os filés de salmão por 3 minutos de cada lado. Aqueça uma panela wok e frite os filés por cerca de 3 minutos. Vire, junte o caldo da marinada, e cozinhe por mais 3 minutos. Retire os peixes da panela wok, acrescente o vinagre de arroz ao caldo restante e aqueça o molho. Quando o molho estiver pronto, cubra os filés de salmão. Enfeite com as cebolinhas. Sirva com arroz branco, preferencialmente japonês.
Observações
- O salmão pode ser feito com a pele, nesse caso frite primeiro o lado da pele;
- É importante usar vinagre de arroz, outros vinagres não dão o mesmo sabor;
- O Saquê deve ser preferencialmente seco.
Andrei disse
30 novembro, 2009 @ 16:51
Puxa vida, não me lembrava que tinha te dado a receita de sopa de missô!
Acho que o segredo principal é deixar as verduras ou legumes que se acrescenta à sopa apenas levemente cozidos (ou fervidos).
Grandes abraços!