O bolo é um alimento formado por uma massa, tipicamente a base de farinha, e geralmente (mas nem sempre) doce. Cozido em forno, é presença constante em festas de aniversário e casamentos.
A origem do bolo é atribuída aos Romanos, especialmente em grandes festas da burguesia (será que tinha bolo nas famosas orgias?). É claro que desde então o bolo evoluiu muito. As receitas proliferaram aos bilhões e hoje deve existir bolo com praticamente tudo de comer que se encontra nos supermercados. Dentre essa vasta quantidade de ingredientes, o chocolate certamente tem um lugar de destaque. Bem mais novo que seu antepassado romano, o bolo de chocolate é uma invenção recente, do século XIX. Antes disso, o chocolate era quase que exclusivamente empregado em bebidas. Era o Red Bull® de outras épocas! Aliás, reza a lenda que o primeiro europeu a descobrir o cacau foi Cristóvão Colombo, em uma de suas viagens à América por volta de 1500. Graças a globalização de antigamente duas criações tão distantes ficaram tão próximas.
Sempre gostei de bolos de chocolate, tanto de comer quanto de fazer. Experimentei misturas, componentes e receitas e cheguei a minha combinação “ideal” de massa. Como chocólatra de formação, geralmente ponho chocolate nos bolos que faço, normalmente em pó mas porque não em pedaços também? Foi assim que surgiu o Bolo Alpino. Muito pedido por meus amigos, parentes e conhecidos, esse bolo tem em sua receita um ingrediente de sucesso: o popular chocolate Alpino da Nestlé®. Pode ser utilizando tanto no formato bombom (meu preferido), quanto no formato tablete. Também pode ser servido com ou sem cobertura. Uns preferem comer quente, e sentir o Alpino derretido no meio do bolo. Outros preferem frio, sentindo pedaços crocantes de chocolate no bolo. Fica ao gosto do freguês.
A seguir está a receita do bolo. A receita também pode ser baixada em formato pdf ou ainda baixada no formato mp3, para ser ouvida no seu iPod enquanto a prepara na cozinha.
Bom apetite!
Receita do Bolo Alpino
Ingredientes
2 ovos
2 xícaras farinha de trigo, peneirada
¾ xícara chocolate em pó
1 e ⅓ xícaras açucar
1 xícara leite
1 colher de sopa fermento químico
1 cálice de conhaque
1 colher de chá essência de baunilha
50 gramas manteiga, sem sal
250 gramas chocolate, Alpino
Modo de Preparo
1. Bata duas claras em neve e reserve.
2. Derreta a manteiga e reserve.
3. Quebre o chocolate Alpino em pequenos pedaços. Cubra com um pouco de farinha para que o chocolate não desça ao fundo da forma. Reserve.
4. Faça a massa do bolo: em uma batedeira misture as gemas, o açúcar e a manteiga derretida. Quanto ficar com aspecto de creme, acrescente a farinha de trigo e o chocolate em pó. Aos poucos vá adicionando o leite. Bata até a massa ficar uniforme. Ponha então o conhaque, a baunilha e o fermento. Por último, misture as claras em neve utilizando uma colher.
5. Unte uma forma, preferencialmente em material antiaderente, com margarina e cubra com farinha. Mantenha na forma apenas a farinha que grudar na margarina, removendo o excesso. Despeje no fundo da forma uma camada da massa do bolo (mais ou menos1/3 do total) e coloque metade do chocolate Alpino picado. Coloque outra camada de massa de bolo e adicione a outra metade do chocolate Alpino picado. Cubra com a última camada de massa do bolo.
6. Leve ao Forno, pré-aquecido em temperatura média, por cerca de 30 minutos. Desinforme ainda quente, cerca de 20 minutos após sair do forno.
Cobertura
Ingredientes
1 lata leite condensado
2 colheres de sopa chocolate em pó
30 gramas manteiga
Modo de Preparo
Em uma panela anti-aderente, derreta a manteiga. Adicione o leite condensado e o chocolate em pó. Misture em fogo brando até aparecer o fundo da panela.
ChefRS » Bolo de Cenoura disse
27 julho, 2009 @ 11:51
[…] é apenas do bolo, também em formato mp3 e pdf. Para fazer uma cobertura de chocolate, basta acessar o link para a receita de bolo […]
ChefRS » Chocolate Quente disse
30 julho, 2009 @ 21:49
[…] falei um pouco sobre o chocolate no post do Bolo Alpino e aqui vou me concentrar na versão bebível. Dizem que os Astecas preparavam uma bebida, chamada […]
ChefRS » Bolo de Chocolate disse
28 março, 2010 @ 20:51
[…] é a segunda receita de bolo de chocolate que coloco no blog. A primeira, o Bolo Alpino, é um criação minha que obtive depois de anos de misturas e experimentações. Essa segunda […]
LMB disse
10 maio, 2010 @ 18:19
Desde que essa receita foi postada, já fizemos o Bolo Alpino três ou quatro vezes e foi sucesso absoluto em todas elas. (Chegou a receber um “é o melhor bolo que eu comi na minha vida”, de uma tia minha que entende de bolos :-))
Uma coisa que eu achei interessante, é que ele parece ter duas personalidades bem diferentes, uma quando quente, outra quando frio — mas ambas são ótimas!
Parabéns pela receita 🙂
admin disse
10 maio, 2010 @ 20:48
Concordo plenamente com as duas personalidades. É realmente verdade.
Obrigado pelos elogios.
Abraços,
Cristiano