A Mostarda é bastante empregada no Brasil como um condimento. Muito utilizada na forma de pasta ou molho para temperar lanches, tais como cachorro-quente e bauru, e pizzas. Porém, pouco empregada na culinária tradicional e como condimento de carnes, algo bastante comum em países como França e Alemanha.
A base do condimento de mostarda é a semente da mostardeira (ou Mustard Plant), misturada com suco cítrico, vinagre e sal. Pode ser encontrada na forma suave até uma variedade extremamente picante. Os ingleses e alemães consomem muito a mostarda forte, ao passo que os americanos costumam utilizar uma mostarda mais suave e adocicada, contendo açúcar na sua fórmula.
Talvez a mais famosa das mostardas seja a francesa de Dijon, no original Moutarde de Dijon. Porém, a França não faz parte do grupo dos maiores produtores de sementes de mostarda do mundo, tais como Canadá (cerca de 40% do total), Nepal, República Checa e Rússia. Outra mostarda bem característica, e também muito saborosa, é a escura, feita a partir da semente preta e não da tradicional amarelada.
Independente do tipo de mostarda, do formato e do quanto ela é picante, seu uso como condimento de carnes é excepcional, como pode ser observado no post do Lombo Caramelado. Na receita de hoje, a mostarda junta-se ao creme de leite fresco e ao filé mignon produzindo um sabor magnífico. Na foto acima, ela vem acompanhada de um Risotto Al Funghi, mas essa receita fica para outro post…
Bom proveito 😉
Receita de Filé na Mostarda (mp3 / pdf)
(serve de 4 a 5 pessoas)
Ingredientes
- 1,2 Kg de filé mignon cortado em medalhões
- 4 colheres de sopa de manteiga
- ½ xícara de conhaque
- 2 tabletes de caldo de carne
- 4 colheres de sopa de mostarda
- 350 gramas de creme de leite fresco, pasteurizado (nata)
- 2 xícaras de água fervendo
- 2 colheres de sopa de salsa picada
- quanto basta de sal
- quanto basta de pimenta do reino
Modo de Preparo
Aqueça uma porção da manteiga na frigideira (cerca de 1/2 colher de sopa). Frite os filés um a um, acrescentando manteiga conforme o necessário. Tempere-os depois de fritos com sal e pimenta à gosto. Após fritar, mantenha-os aquecido (por exemplo em uma travessa mantida quente no forno). Após terminar a fritura, é hora de flambar os filés: coloque-os em uma frigideira grande, em fogo alto, regue com o conhaque e incline a frigideira no fogão até o conhaque incendiar. Quando o fogo se extinguir, passe os filés para a travessa aquecida. Junte o caldo de carne dissolvido em 2 xícaras de água fervente a gordura que ficou na frigideira e leve ao fogo até ferver. Adicione a mostarda e mexa bem. Desligue o fogo, acrescente o creme de leite e a salsa picada e misture bem. Despeje o creme sobre os filés e sirva em seguida.