Esse já é um prato bem tradicional na nossa família. Minha mãe costumava fazer ele frequentemente em nossa infância, pois essa receita “rende muito”. Hehehe. Em uma família de gulosos esse é um bom argumento, não? Além de render bastante, o prato é muito saboroso. Os ingredientes básicos são: frango, molho de tomate, molho branco e aspargos. Existem também outros ingredientes escondidos, que passam desapercebidos para os neófitos. É um prato finalizado no forno, como uma lasanha.
Bom, vamos a história. Pelo nome já há indícios de alguma relação do prato com o famoso político gaúcho Leonel de Moura Brizola. Sim, existe. A autora do prato é uma sra. chamada Solange. Dizem, que em uma das visitas do Brizola a Pelotas, foi servido um almoço em homenagem a ele. Quem fez o almoço, foi essa senhora que mais tarde trabalhou para a minha tia. Daí a receita se propagou na família.
A sra. Solange é o “link” mais remoto que tínhamos sobre a origem do prato. Há muitos anos perdemos o contato com ela e não sabemos se ela ainda está viva… Portanto ficamos com a lenda de que Brizola teria adorado a tal galinha e desde então seu nome foi agregado a receita. Infelizmente o próprio Brizola também já não pode mais confirmar nossa história.
Abaixo a receita, também em formato mp3 ou pdf. Talvez o prato tenha sofrido modificações durante as várias décadas de seu preparo, mas a essência permanece a mesma.
Essa receita serve bem 10 pessoas. Afinal, o prato rende…
Receita de Galinha à Brizola (mp3 / pdf)
Ingredientes
2 peitos de frango
1 vidro de aspargos
6 tomates italianos, cortados em quadradinhos pequenos
2 cebolas grande, picadas
15 gr pimentão, picado
340 gr molho de tomate
½ xícara de conhaque
½ xícara de água
2 colheres de sopa de molho inglês
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de adobo
6 fatias de pão de forma, sem casca
½ litro de leite, morno
1 ovo, batido
100 gr de parmesão, ralado
1 porção de molho Béchamel (receita no post da Lasanha à Bolonhesa)
quanto basta de pimenta
quanto basta de sal
margarina, para untar a forma
Modo de Preparo
Cozinhe o peito de frango e desfie, removendo todos ossos e peles. Em uma panela, adicione o azeite de oliva e refogue a cebola com um pouquinho de sal. Quando a cebola murchar, adicione o frango, o conhaque, o molho inglês, o adobo e a água. Frite por alguns instantes. Adicione o tomate e o molho de tomate. Deixe cozinhar até que o tomate desmanche (cerca de 20 minutos). Acrescente o aspargo cortado em pedaços com o próprio líquido da conserva. Regule o sal e a pimenta. Reserve.
Aqueça o leite e acrescente as fatias de pão em pedaços, o ovo batido e metade do parmesão ralado. Misture bem até uniformizar. Adicione esse conteúdo ao molho com frango.
Em um prato refratário, untado com margarina, despeje o molho com o frango. Cubra com o molho Béchamel e com o queijo ralado restante. Coloque em um forno pré-aquecido a 180ºC até que o queijo derreta e o molho borbulhe.
Denise disse
21 agosto, 2009 @ 11:24
CAC, não entendi como vão os pães prá panela: cortados ou inteiros? Abraço!
Otávio disse
21 agosto, 2009 @ 11:43
Que interessante! O Brizola era muito amigo do meu avô, que foi algumas vezes deputado federal e secretário do seu governo aqui no Estado. Ele costumava ficar na casa de campo do meu avô, numa destas comeu este frango por lá também.
Um mês antes de falecer, minha família e eu encontramos ele no prédio que morava em Copacabana. Ficamos umas duas horas de papo.
admin disse
21 agosto, 2009 @ 14:22
Oi Pessoal,
@Denise as fatias de pão vão em pedaços. Elas se desmancham no leite. Vou tornar isso mais claro na receita.
@Otávio que legal, não sabia disso. Vê se descobre algo mais sobre o prato 😉
Abraços,
Cristiano
Maria Luiza Costa disse
21 agosto, 2009 @ 20:24
É tão verdade que esse prato rende que minha filha Simone, fez a receita com 4 peitos e comeram 30 pessoas…
Portanto, se receberem “fominhas” para um almoço, mandem ver a receita, garantia de sucesso e satisfação….:)
Eduardo Masuda disse
24 agosto, 2009 @ 08:18
Parece delicioso! Vou fazer em casa! 🙂
Isabela disse
15 abril, 2011 @ 12:07
Bahhh!!! Adorei teu site e já adicionei aos favoritos…
Receitas muito gostosas e fáceis de fazer. Entrei aqui pque estava procurando receitas para panela wok.
Obrigada
Stela Maris de souza Carvalho disse
19 novembro, 2012 @ 21:18
Adorei saber um prato que o Dr. Brizola gostava, adorava ele, meu pai era fã do Dr. Brizola. Vou fazer esse prato e oferecer ao meu pai ele vai gostar. Stela