Uma das carnes mais saborosas é a de cordeiro, nos seus mais diversos cortes. Com ela, é possível fazer pratos deliciosos, desde simples assados na churrasqueira até o mais sofisticado carré de cordeiro. A receita que apresento é um clássico: Agnello in Crosta d’Erbe, no original, ou Cordeiro com Crosta de Ervas.
Essa receita é fácil de fazer e nela é possível utilizar vários cortes: carré, costela, lombo, paleta, etc. No preparo que fiz para o blog usei o pernil de cordeiro. Basicamente a receita consiste em assar o cordeiro. Ao invés de simplesmente colocar a carne in natura no forno, prepara-se uma generosa pasta com ervas e espalha-se na superfície do corte. Depois de assado, o cordeiro fica com uma casquinha saborosa e irresistível.
O cordeiro nada mais é que uma ovelha jovem. Muito comum aqui no Rio Grande do Sul, onde existem diversos criadores, foi um dos primeiros animais a serem domesticados pelo homem. De acordo com a Wikipedia, a domesticação da ovelha começou na Mesopotâmia a cerca de 10.000 anos atrás. Por causa disso, muitos cordeiros hoje em dia são altamente dependentes do homem para sua sobrevivência. Felizmente, ainda existem alguns lugares mais remotos que têm ovelhas selvagens, mas são bastante raras.
Abaixo a descrição da receita. Na segunda foto do post o cordeiro aparece acompanhado do Risotto Al Funghi, receita que publiquei antes dessa. Bom apetite a todos.
Receita de Pernil de Cordeiro com Crosta de Ervas (mp3/pdf)
- 2 Kg de pernil de cordeiro
- 2 dentes de alho amassados
- 3 colheres de sopa de parmesão ralado
- ½ xícara de farinha de rosca
- 1 punhado de orégano
- 1 punhado de alecrim fresco picado
- 1 punhado de salsa fresca picada
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 e ½ xícara de água fervendo
- quanto basta de sal
- quanto basta de pimenta do reino
Modo de Preparo
Faça vários cortes na superfície do cordeiro e tempere com sal e pimenta. Reserve. Em uma vasilha misture o alho amassado, o parmesão, a farinha de rosca, o orégano, o alecrim, a salsa e o azeite de oliva. Misture tudo até formar uma pasta. Espalhe a pasta sobre o cordeiro, fazendo com que penetre nos cortes realizados.
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque o cordeiro em uma forma com grelha, adicionando a água fervendo na base da assadeira. Asse por 1 hora, adicionando mais água quente na base da assadeira se ela secar.
Denisson disse
20 outubro, 2010 @ 17:18
Fiquei com água na boca e uma dúvida . A pasta vai só de um lado ou em todos os lados da carne?
admin disse
20 outubro, 2010 @ 17:50
Oi Denisson,
podes passar a pasta em todos os lados da carne.
Bom proveito!
Cristiano