O Guide Michelin, talvez o mais prestigioso e conhecido guia de restaurantes do planeta, ao explicar o sentido da pontuação máxima atribuída a uma cozinha (as tão sonhadas três estrelas ) descreve-as com o curioso texto “vale uma viagem”. Pois é, Minas, sem qualquer dúvida, faria jus às tão ambicionadas estrelinhas. Com suas cidades paradas no tempo, seus profetas em pedra, seus horizontes morrados e sem fim, sua especial vocação para os prazeres da mesa, soa desnecessário, mas é preciso dizer o óbvio: Minas vale uma viagem.
De lá que trago esta simples receita. E de lá são as fotos que a acompanham. Várias coisas poderiam ser ditas sobre Minas e sobre os mineiros. Mas uma é particularmente curiosa. A forma de os mineiros escreverem suas receitas. Nem todos os ingredientes vão listados e há sempre uma exigência implícita de que se tenha um bom conhecimento sobre o que se está a fazer. Ou seja, não é bem uma receita para ensinar, mas sim para rememorar o que já se fez antes.
Expressões como sal a gosto, asse até dourar, deixe descansando até dobrar de tamanho, ou a absoluta ausência de instruções, tais como ralar as cenouras, pré-aquecer o forno são, vamos dizer assim, solenemente esquecidas. Receitas são para iniciados, e tais informações, valha-me Deus, são para lá de óbvias 🙂 A receita que segue abaixo é uma “tradução” do bom mineirês para o formato de adotado no blog.
O bolo de cenoura é uma unanimidade entre os mineiros. Feito, por vezes, em tabuleiros (formas retangulares e rasas de metal), quase sempre ganha uma cobertura de chocolate. A receita que segue adiante é apenas do bolo, também em formato mp3 e pdf. Para fazer uma cobertura de chocolate, basta acessar o link para a receita de bolo alpino.
Bem, lá vai.
Ingredientes.
4 ovos
2 cenouras grandes raladas
½ xícara de óleo
1 colher de café de sal
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento químico
1 e ½ xícara de açúcar
Modo de preparo
- Adicionar os ovos, a cenoura, o óleo e o sal em uma vasilha. Bater bem todos os ingredientes. Adicionar a farinha de trigo, o açúcar e o fermento químico e bater novamente todos ingredientes.
- Pré-aquecer o forno a uma temperatura de 180ºC. Untar uma forma (com margarina ou manteiga) e polvilhar com farinha de trigo. Colocar para assar no forno pré-aquecido até dourar.